Como proteger os dados em trânsito?

Dados em trânsito são aqueles que se movem ativamente de um lugar para outro, pela internet ou por meio de uma rede privada. A proteção de dados em trânsito é realizada enquanto eles estão se movimentando de rede para rede ou quando são transferidos de um dispositivo de armazenamento local para um dispositivo de armazenamento em nuvem.

Os dados considerados sensíveis ou restritos em relação à proteção de dados devem ser criptografados quando transmitidos por qualquer rede. Isso deve ocorrer a fim de protegê-los contra a interceptação do tráfego da rede por usuários não autorizados.

Como proteger os seus dados ao usar a internet

__________________________________________________________________________________________

Sempre que você visualizar um pequeno ícone de cadeado na parte superior, à esquerda do nome da página, e se o endereço na web começa com HTTPS (em vez de HTTP) significa que os seus dados estão sendo criptografados. O “s” no HTTPS significa “seguro”, ou seja, as suas informações estão criptografadas, o que aumenta a segurança na transmissão de dados entre o computador e o site. Caso perceba que não existem essas informações na página acessada, não insira nenhum dado pessoal, como CPF, números de contas bancárias ou de cartões de crédito.

Quando você acessa uma rede pública de internet (como um wi-fi do shopping ou de uma biblioteca, por exemplo), a sua navegação pode estar sendo monitorada. Isso pode acontecer inclusive se o seu navegador estiver utilizando um protocolo de segurança (HTTPS). A melhor opção, nesses casos, é recorrer à navegação criptografada. Por isso, a importância de estar sempre conectado à rede virtual privada (VPN), principalmente durante o período em que estiver executando atividades relacionadas com o trabalho, porque a VPN cria um túnel de conexão criptografada que permite que você navegue na internet sem ser monitorado.

 

Como proteger os dados em transmissão na nuvem

__________________________________________________________________________________________

Para utilizar serviços de backup online ou nuvem, há alguns cuidados adicionais que devem ser tomados: procure aqueles em que os seus dados trafeguem pela rede de forma criptografada (caso não haja essa possibilidade, procure você mesmo criptografar os dados antes de enviá-los).

Priorize a utilização dos recursos do Office 365 para executar as suas atividades de armazenar arquivos importantes. Porque o Office 365 possui várias camadas e tipos de criptografia que funcionam juntos para proteger os seus dados. Por exemplo, as suas mensagens de e-mail que estão no processo de entrega ou conversas que estão ocorrendo em uma reunião online.