Como se defender de e-mails falsos?

E-MAILS (SPAMS) consistem no envio de e-mails, que, aparentemente, são originados de fontes confiáveis. Esses e-mails têm como objetivo obter dados pessoais ou informações sensíveis mediante apresentação de conteúdo atrativo que desperte na vítima o interesse em clicar em um link para direcionamento ao site falso. Esse tipo de e-mail também pode conter arquivos maliciosos que infectam celulares, tablets ou computadores.

 Redobre a sua atenção para as mensagens de e-mail recebidas que tenham links ou arquivos anexos. Não execute qualquer procedimento descrito em e-mails suspeitos. Sempre verifique se a fonte é confiável.

 Não considere que uma mensagem é confiável com base na confiança que você deposita em seu remetente, pois ela pode ter sido enviada de contas invadidas, de perfis falsos ou pode ter sido forjada. Alguns e-mails são enviados automaticamente por vírus ou worms a partir de um correio eletrônico infectado. Por isso, verifique sempre o campo “assunto” e se o conteúdo da mensagem é algo que o remetente realmente lhe encaminharia.

 Antes de clicar em qualquer link no corpo da mensagem, certifique-se se seu destino é o mesmo do que está sendo divulgado. Para isso, passe o cursor sobre o link. Será mostrado o link verdadeiro e não o que está digitado na mensagem. Se o link não coincidir com o que você esperava receber, descarte a mensagem.

 Tenha cuidado com e-mails pedindo recadastramento de senha ou dados de sistema. A FGV nunca solicita dados ao usuário por e-mail.

 Nunca forneça informações pessoais solicitadas por e-mail ou abra arquivos não solicitados por você. Caso suspeite de alguma mensagem entre em contato com o nosso Service Desk pelos ramais 6030 (RJ e BSB), 7900 (SP), ou pelo nosso Portal de Serviços (http://servicos.tic.fgv.br).