Conexão VPN - O que é

VPN (Virtual Private Network) - É como se denominam as redes privadas construídas com elementos de uma rede pública (normalmente a Internet), utilizando técnicas de criptografia para a proteção dos dados privados. Para mais informações http://pt.wikipedia.org/wiki/VPN.

Conexão VPN à Rede FGV - permite o acesso à parte privada da Rede FGV a um usuário (LOGIN/Senha) quando ele:
- está fora das instalações da FGV, mas está com acesso à Internet,
- está nas instalações da FGV mas está usando um equipamento ligado à rede Wi-Fi, que, por motivos de segurança, só provê acesso à Internet.

Rede Pública FGV - composta por servidores que podem ser acessados por qualquer pessoa ligada à Internet. Eles hospedam os nossos sites e portais, que podem ser acessados anonimamente, e alguns dos nossos sistemas, que exigem autenticação e são direcionados a usuários  externos, sejam alunos, clientes ou parceiros de negócio (E-Class, Aluno Online, SIGA, etc.).

Rede Privada FGV - formada pela interconexão de estações de trabalho e servidores (de arquivos, de impressão, de banco de dados, de aplicações, etc.) e somente está acessível a uma pessoa se ela for um usuário da rede (LOGIN/Senha válidos) e:

1. estiver usando um dispositivo que seja um componente da rede FGV (um dispositivo registrado), que esteja instalado numa das localidades da FGV e conectado à rede de dados deste local através de cabo ETHERNET,
  2. ou tiver tido sucesso no estabelecimento de uma Conexão VPN com a Rede FGV.